Ligue já: + 55 (45) 3525-6496 -

                             (45) 99922 4007Tim

 

Deus não dará nada aos demasiados orgulhosos para aceitar algo das mãos dEle. O Orgulho é uma barreira que bloqueia as coisas que Deus pretende fazer pela vida das pessoas. Deus resiste aos soberbos, mas da graça aos humildes, conforme está escrito no livro de Thiago 4:6.  O orgulho torna o homem auto-suficiente e muitas vezes arrogante, dificultando os relacionamentos e afastando-o das pessoas próximas.

Todo o comportamento e postura arrogante entristecem o coração de Deus. Certamente a origem desse modo de vida vem de uma cultura baseada no orgulho excessivo e patológico. Provérbios 16:5 alerta dizendo que “é abominável ao Senhor todo o arrogante de coração; é evidente que não ficará impune”. Acontecimentos vivenciados por quem age dessa forma são incompreendidos porque geralmente não aceitam como oportunidades de mudança. Uma doença grave na família, prejuízos grandiosos, acidentes, etc. poderão ser avisos e alertas enviados pela graça e misericórdias de Deus na tentativa de salvar a alma e o espírito dos filhos. O que não faria um pai por amor há um filho que está se perdendo? Quão frágil e passageira é a vida experimentada aqui na terra! Não tem como afirmar o que acontecerá amanhã.

Por outro lado, os humildes receberão a Graça do pai, pois tem a consciência real e verdadeira da sua condição humana, incompleta e imperfeita. No salmo 25:9 diz que Deus guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho. Essa postura se reflete como luz na trajetória daqueles que se colocam na condição da dependência, sabendo que nada acontece fora da vontade do Senhor dos senhores. O ser humano como criatura, não reconhece o seu criador, esquecendo que basta um sopro para que tudo termine. Que a vida é frágil e o único que tem controle total sobre ela é aquele que a criou. Muitas vezes acumula riqueza, informação e poder, que usa para diminuir seus iguais. Muitos humanos se percebem como seres invencíveis, infinitos e imortais, não passam de pobres seres iludidos e confusos em que chegando a sua hora, partirão como vieram ao mundo. O único que sabe o tempo e a hora é o Senhor do tempo, criador de todas as coisas (Gn.1).

No livro de Eclesiastes diz que o tempo de Deus é formoso e que há tempo pra tudo na face da terra (Ec. 3:11). Em Deus o ser humano pode desfrutar todas as coisas, sem jamais esquecer que dele é criatura e para Ele deve se direcionar. O domínio dos anos, meses, dias e horas pertencem a Ele e quando chegar o fim do tempo para cada sujeito humano, aqui na terra, nada mais importará. Nada poderá ser levado para onde irá. Esse destino, á história de vida de cada um e as escolhas empreendidas ao longo desse tempo é que definira.

Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt.5:3). Essa postura coloca o ser humano em condição de igualdade e capacitado a receber aquilo que de melhor está preparado, não só aqui, mas também na vida com Jesus. A humildade aquieta a alma e sossega o coração. É um antídoto para a ambição, embora não signifique miserabilidade, mas um coração cheio de misericórdia e bondade, seguindo em direção ao alvo. CRISTO.

Lilo Dorneles – em: 12/01/2016. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Educação é um sentimento mágico. Compromete e envolve o sujeito.
Toma conta do coração e do cérebro e segue passando por cada músculo, por todo organismo, penetrando nos poros e na pele, tornando-se visceral. Faz com que os olhos brilhem no momento das descobertas, provocando sensações indescritíveis na medida em que questões subjetivas de cada ser se manifestam.

Despertando desejos de mergulhar mais fundo no mundo do conhecimento, na aventura de inventar novos poderes que só a imaginação e o saber construído por cada um, em cada momento histórico proporcionam. Não é algo que acontece do nada. Precisa ser organizado, planejado, desejado por todos e a partir disso vivenciado.
Acontece que educar e educar-se é vencer desafios a cada momento. Devido a complexidade dos seres que se envolvem no processo educacional. tanto o que ensina e aprende, quanto o que aprende e ensina. Passam por sensações múltiplas e únicas, pois cada dia na escola, ou na sala de aula, é descobrir que a vida não para e o que se conheceu ontem, hoje terá outro sentido e outro olhar, terá um novo sabor.
A magia das relações epistemológicas produzem possibilidades de aventurar-se por muitos caminhos, onde na maioria das vezes o destino é incerto. Alguns sujeitos poderão alçar longos vôos, outros circularão nas proximidades. É preciso uma dose maior de provocação, desafiar a olhar para a vida e para o mundo por ângulos ainda não experimentados. E nesse caminhar em direção ao processo de construção, que as descobertas de conhecimentos e de saberes proporcionam, é que o sujeito humano, ator principal das ações, torna-se melhor, mais humano e mais feliz.
Nesse sentido, professores e professoras são seres mágicos, que provocam uma alquimia cotidiana, onde as vidas são transformadas e por conseqüência a sociedade também será transformada. Mas é preciso acreditar, respeitar e legitimar esse encantamento e essa magia de EDUCAR.
Lembrem-se sempre: Não é com mágica que se faz um bom trabalho, é com um bom trabalho que se faz mágicas.

Lilo Dorneles.

www.professorlilo.com.br - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Janeiro 4th, 2014

Grande parte dos humanos não consegue perceber o propósito maior da vida. Que vai além das coisas palpáveis, concretas, materiais. A maioria das pessoas não entende que a vida passa de forma rápida e assustadora e que ter mais ou menos dinheiro não vai influenciar nesse tempo. Às vezes nem mesmo na qualidade do tempo que se vive.

O propósito maior da vida está em conquistar a PAZ. Daí resulta uma vida plena, de verdade e que está intimamente ligada a DEUS. Nesse caso, não é o palpável que conta. Mas é o capital invisível. Aquilo que está no coração e na mente humana. E que muitas vezes dinheiro nenhum consegue comprar.

Só para deixar claro, o tempo está passando. Para todos. Não há nada que se possa fazer para mudar isso. Aliás, para parar o tempo não, mas para viver esse tempo com mais verdade e plenitude, isso sim. Esta  é uma decisão individual e corajosa num primeiro momento. Mas, só após ela, é que se percebe a felicidade de ser livre. (LiloDorneles)

Read More: O TEMPO PASSA PARA TODOS

 

De acordo com Tolstoi, “A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família." É fundamental o resgate do respeito, do afeto, do carinho, sobretudo do amor verdadeiro nas famílias. Uma sociedade melhor começa em casa. Cabe aos líderes da família, no caso o pai e a mãe, a responsabilidade de administrar essa instituição. O que nem sempre é muito fácil. Há pessoas que são exímios gerentes, gestores de empresas e tem muitas dificuldades para dirigir a sua própria casa, a sua família, o que muitas vezes acaba falindo. Percebe-se que cada vez mais o ser humano se distancia do afeto, não sabendo como lidar com esse sentimento. E o afeto é a principal metodologia de administração da principal instituição da vida humana. A FAMÍLIA.  Não é como administrar um negócio, necessita de um profundo equilíbrio entre o coração e a razão.

Read More: A Importância da Família Na Educação Dos Filhos

Quando estou ansioso ou um pouco tenso, gosto de mexer no jardim. As plantas, especialmente as flores, me acalmam e me deixam mais tranqüilo. Sensação de estar feliz. Percebi que posso aprender muito com elas. Enquanto podava as pontas secas e fracas das plantas do jardim de minha casa, fiquei a pensar sobre como muitas vezes, nem nos damos conta de tudo que não presta mais e mantemos guardado interna e externamente na vida. Mas principalmente em nosso interior. Descrença, ansiedade, desconfiança, angústias, medos, insegurança, egoísmo, tantos outros sentimentos ou valores errados que aprisionamos em nosso coração.

Read More: COMO ESTÁ O JARDIM DA SUA VIDA?